“Por que não o coentro?”

10 dez

 

 

Coriandrum sativum nome originário do Latim que descreve o coentro, uma das plantas mais utilizadas na tradicional cozinha nordestina brasileira. Originário do Oriente Médio e do Sul da Europa, o coentro já era conhecido pelos Egípcios que o utilizava como planta medicinal, atribuía-se a ele propriedades calmantes, digestivas e para alívios de dores nas articulações e reumatismos e não como tempero como se observa nos dias atuais, em vários restaurantes espalhados por todo o mundo.

Diferentemente do que muitos pensam o coentro não figura como ingrediente base somente na cozinha nordestina. Em algumas regiões de Portugal ele é muito utilizado, mas assim como no Brasil, sofre o mesmo tipo de preconceito por outras regiões, principalmente no norte português. Bem como elemento indispensável na produção dos tão tradicionais temperos do oriente médio.

Alimento de sabor marcante e aroma inconfundível, o coentro mostra uma personalidade excessivamente peculiar, que lhe confere uma legião de súditos, que se dividem em admiradores e perseguidores, que travam diariamente batalhas sobre a sua utilização ou não nos alimentos e se ele pode figurar entre os elementos que compõem a alta gastronomia contemporânea.

Para uma harmonização perfeita de um prato, a parcimônia deve figurar na utilização de todos os ingredientes de uma preparação, sem que, o sabor de qualquer alimento se sobreponha aos outros presentes. O coentro se encaixa de maneira perfeita nesta perspectiva, pois a meu ver, se bem utilizado na medida e maneira correta se torna fundamental para a perfeita finalização de pratos e receitas fantásticas.

3 Respostas to ““Por que não o coentro?””

  1. Vannessa Almeida 10 de dezembro de 2011 às 18:29 #

    Ahhhh… Não dá pra imaginar um bom caldinho de feijão sem aquele toque de coentro por cima, não é? Além do aroma e do contraste de cor, fica mesmo uma delícia…

    • mendesjr13 15 de dezembro de 2011 às 19:38 #

      Sem dúvidas, Vannessa!
      Só para complementar, para você que sempre está ligada em nosso Blog, em 2012, estamos programando um novo evento repleto de novidades e “NORDESTINIDADE”. Abraço.

      • Vannessa Almeida 15 de dezembro de 2011 às 23:09 #

        Hummmmmmmm… Já estou na fila de espera!!! É sinônimo de sucesso e casa cheia, com certeza!!! Grande abraço!

Deixe um comentário